Notícias

5 curiosidades sobre carros esportivos!

19 de novembro de 2019
5 curiosidades sobre carros esportivos!

Nenhum apaixonado por velocidade pode negar que os carros esportivos são um espetáculo à parte. A velocidade, a potência e os detalhes os tornam mais do que apenas veículos: cada carro se torna sinônimo de personalidade e liberdade. Além de todo o conceito que os torna protagonistas no imaginário de muita gente, a tecnologia e a engenharia de cada modelo também é motivo de deslumbramento. No texto de hoje, trouxemos cinco fatos e curiosidades sobre carros esportivos que todos os fãs devem saber!

1 – Há sempre uma equipe de engenharia por trás do ronco de cada motor


O ronco dos motores não é apenas um detalhe: o som sempre mexe com a adrenalina dos admiradores dos carros esportivos. Para criar esses ruídos que são quase como música para os ouvidos, as montadoras dispõem de um time de engenharia para estudá-los e encontrar os materiais ideais para produzir o som, como os abafadores especiais, que são peças características desses modelos.

2 – Há um motivo para eles serem tão próximos do solo


Apesar de esse detalhe ser esteticamente agradável, há uma razão técnica que o explica. Veículos rebaixados têm seu centro de gravidade mais próximo do solo, o que os torna mais estáveis. Dessa forma, é mais fácil manter o controle em altas velocidades e garantir melhor estabilidade ao fazer curvas.

3 – O design único também não é por acaso


Uma das maiores diferenças entre carros esportivos e carros “comuns” é a estética mais agressiva. Esse é mais um detalhe que agrada aos olhos dos apaixonados por automobilismo, porém, o design é criado principalmente para garantir maior entrada de ar no motor – por isso as entradas são tão amplas e imponentes. Como esses modelos possuem propulsores mais vigorosos e que operam em rotações maiores, a quantidade de oxigênio para combustão também deve ser maior.

4 – Aerofólios e spoilers garantem eficiência e performance


Apesar de serem peças que também tornam o visual mais atrativo, os aerofólios e os spoilers têm tudo a ver com a aerodinâmica dos modelos esportivos. A finalidade de ambos é garantir o melhor desempenho possível do automóvel. Isso acontece porque eles diminuem o consumo de combustível, possibilitam maior velocidade final e asseguram a aderência entre os pneus e o asfalto.

5 – Há dois tipos de motor: aspirado e turbo


O motor é a atração principal dos carros esportivos – afinal, são eles que garantem as acelerações e a velocidade que nos tiram o fôlego. Na versão de motor aspirado, ele usa apenas a força da gravidade para enviar o combustível para a câmara de combustão. Já os motores turbo utilizam um sistema mecânico que aproveita os gases do escape para comprimir mais ar na combinação entre ar e combustível.

Se antes os carros esportivos já despertavam a nossa adrenalina e admiração, com essas curiosidades a paixão só aumenta, não acha? Se você quer ter essa paixão ainda mais presente na sua rotina, que tal conferir os carros novos da DGSUL? Nós temos certeza que o seu modelo dos sonhos estará aqui! Acesse nossas ofertas imperdíveis!