Notícias

Novo ou seminovo? Saiba qual a melhor opção.

17 de junho de 2019

O sonho do primeiro carro ou então de adquirir um carro melhor é enorme, mas com esse desejo surgem muitas dúvidas, que geralmente variam entre qual o melhor lugar para comprar, se o perfeito é um novo 0km ou vale apostar em um seminovo, qual a diferença entre esses tipos de veículo, e muito mais. Afinal: um bom carro sempre será guardado com muito carinho na memória, não é mesmo?

E para responder a todas essas dúvidas e ajudar no momento de fazer a melhor compra, a DGSUL preparou esse texto especialmente para você. Leia até o final e esteja mais preparado para decidir entre o novo e o seminovo. Faça a melhor escolha e tenha o carro ideal na sua garagem.


O que é um carro novo?

De todas as perguntas que surgem, essa provavelmente seja a mais fácil. Afinal, como o próprio nome diz, trata-se de um veículo que saiu direto da fábrica e está zerado, pronto para você sair andando por aí e realizando o sonho de ter o carro do ano. Para fazer a melhor escolha nesse caso, você deve pesquisar a fundo sobre o carro, comprá-lo em uma concessionária de confiança e ter atenção às suas características, para saber se ele é o que melhor se adequa ao que você procura. Carros que são econômicos e não exigem muito de manutenção, por exemplo, são sempre uma ótima opção, ainda mais quando o assunto é o primeiro carro.


O que é um carro seminovo?

O carro seminovo, por sua vez, não é um zero km, e pode até ter certa rodagem. Estando entre o nível de carro usado e o de carro novo, ele obtém esse status por vários fatores, que vão desde a parte mecânica até a conservação do carro. Confira:

Idade do veículo: os veículos seminovos têm como uma de suas principais características a idade, já que deve ter menos de três anos de fabricação. Além disso, para ser definido como semi, ele deve ter sido de apenas um dono até o momento de sua revenda.

Quilômetros rodados: por definição, os carros seminovos possuem em seu histórico uma quilometragem que pode variar, mas sempre deve ser menor do que 20 mil quilômetros rodados por ano de uso.

Conservação: não são apenas os números de km ou a idade que definem se um carro é ou não um seminovo; a conservação do veículo também é muito importante. Muito por serem veículos mais novos e que passam por revisões regularmente, os carros seminovos devem apresentar uma maior conservação de peças originais, tendo também a possibilidade de contarem com a garantia do fabricante.

Preço: o preço de um seminovo é mais baixo do que o de um carro 0km, mas a qualidade pode ser similar, dependendo do lugar onde você compra e da confiança que a concessionária lhe passa.

Além disso, é válido fazer o adendo de que os seminovos não são a mesma coisa que os carros usados, que por sua vez podem ter sido de um maior número de donos, terem uma maior quilometragem e uma boa diferença no desempenho.


Devo optar por qual das duas opções?

Sabendo mais sobre os dois tipos de carro, é certo que agora está mais fácil para você tomar a decisão. Independente se você quer comprar seu primeiro carro ou se já passou dessa fase, na hora de fazer uma compra todas as suas necessidades devem ser analisadas antes. Além disso, fica a dica de comprar o veículo em um lugar que dê garantia, confiança e condições muito especiais. Para isso, a DGSUL, que há 20 anos está ajudando os apaixonados por carros a alcançarem seus objetivos é a melhor opção.

Garanta seu carro novo ou seminovo aqui na DGSUL!