Notícias

As melhores dicas para quem está aprendendo a dirigir!

15 de agosto de 2019
As melhores dicas para quem está aprendendo a dirigir!

Finalmente a tão desejada fase chegou: os 18 anos. Essa idade traz à mente de muitos o sonho de ter o seu primeiro carro para se locomover durante o dia a dia, tendo mais praticidade e até mesmo para realizar o sonho de dirigir. Entretanto, ter um carro novo não é a coisa mais fácil do mundo, não só pelo lado financeiro, mas também por aprender a dirigir de maneira com que se colabore para a segurança no trânsito.


E para que o desafio de controlar câmbio, direção e pedais ao mesmo tempo não seja um bicho de 7 cabeças, nós separamos essas dicas supervaliosas para você, que ainda está aprendendo a dirigir, ir muito bem na autoescola e superar quaisquer desafios.


Ajuste-se no carro


Conforto é tudo, e dirigir com a sensação de bem-estar fica muito melhor. Antes de dar partida no carro, ajuste os retrovisores e o banco para ter certeza que você está tendo uma boa visão do trânsito ao mesmo tempo em que suas mãos estão alinhadas ao volante e você está confortável para dirigir. Além disso, em relação ao banco, é importante estar em uma posição que permita que seus pés toquem os pedais sem que seja necessário estica-los. Ah, e não se esqueça do cinto de segurança!


Atenção aos itens que garantem segurança


Ao dar a partida, o primeiro passo é ligar a seta, sinalizando sua entrada e saída ou se irá estacionar, dar ré e fazer alguma manobra. Além disso, o freio de mão merece uma atenção especial: é ele quem mantém o carro parado quando está desligado, portanto, solte-o quando o objetivo for sair. 


Conheça o processo de dirigir


Dar a partida, acionar a seta, engatar a primeira marcha, tirar o pé suavemente da embreagem, desligar a seta, engatar outra marcha e acelerar devagar, controlando o carro para a direção que pretende logo após todos esses passos. Para frear, pise primeiro na embreagem até o fundo e depois no freio, de maneira suave. Com o carro parado, coloque a marcha em ponto morto. Quando estiver passando por uma curva, freie ao chegar e acelere com cuidado e devagar ao sair dela. No início, uma coisa é real: isso será um grande desafio. Mas, depois de um tempo, você estará acostumado, e conseguirá controlar o carro com mais precisão.


Preste atenção ao seu redor


Entender o trânsito à sua volta é fundamental. Enquanto você faz o procedimento necessário dentro do carro, é preciso observar o trânsito ao seu redor, para assim entender as condições da rua ou estrada através dos sinais que os outros motoristas dão. Além disso, observe se há imprudência no trânsito, porque assim você evita tomar essas atitudes no futuro. Com o tempo, dirigir fica mais simples e intuitivo.


Agora é hora de garantir o primeiro carro!


A prudência no trânsito e a habilidade ao dirigir são os primeiros passos para você fazer parte de um trânsito mais seguro com o seu carro, rodando pelas ruas e estradas durante o dia a dia. Feito isso, agora sim: é hora de garantir o tão sonhado primeiro carro!


E para isso, nada melhor do que contar com uma concessionária com mais de duas décadas de confiança dentro do mercado. Na DGSUL, você consegue tudo isso e tem acesso a uma ampla linha de carros novos da melhor qualidade. Para conhecer nossos veículos e condições, basta clicar aqui e começar agora mesmo a decidir qual carro você deve levar para estrear em grande estilo essa nova fase da sua vida!