Um carro parado por muito tempo na garagem pode apresentar problemas, desde pequenos até maiores, dependendo da situação. Por isso, explicamos neste post quais as principais partes afetadas. Confira!
Como a função do ar-condicionado é resfriar o ambiente do veículo, acaba acumulando umidade nos dutos internos. A consequência no carro parado por muito tempo é a criação de fungos, bactérias e elementos que causam problemas respiratórios.
O que fazer? Uma das dicas é, quando chegar em casa com o ar-condicionado ligado, desligá-lo e então ligar um pouco o ar quente, para que seque os dutos. Outro ponto importante é trocar o filtro do ar-condicionado frequentemente.
Um dos problemas mais comuns no carro parado é a ‘morte’ da
bateria. Como os veículos de hoje possuem grande eletrônica embarcada, muitas
partes ficam consumindo energia, mesmo com o carro desligado. Dentre elas,
podemos citar o rádio, aparelhos de som, alarme.
O que fazer? Uma dica é desconectar os cabos da bateria, ou então retirar a parte da frente do rádio, quando isso for possível.
A gasolina comum tem prazo de validade. Você sabia disso? Depois de cerca de 30 dias, ela passa a perder suas principais qualidades, criando impurezas que podem sujar ou entupir o filtro de combustível. Isso também pode causar danos à boia e aso bicos injetores.
O que fazer? A recomendação é que o motorista abasteça o suficiente para rodar no máximo 15 dias. Se o carro ficar parado por muito tempo, o ideal é esvaziar o tanque ou manter gasolina aditivada, que possui maior durabilidade.
O carro parado por muito tempo pode fazer com que os pneus
percam calibragem e murchem. E qual o problema nisso? Os pneus são formados por
borracha e por uma cinta de metal que dá resistência. Quando eles murcham, a
cinta fica deformada. Se o carro rodar com o pneu nesse estado, poderá ocorrer
deformidades que vão gerar problemas como trepidação, ocasionados pela perda de
balanceamento.
O que fazer? O melhor é manter os pneus cheios, mesmo com carro parado. Se isso não for possível, calibrar os pneus antes de utilizar novamente o veículo e se o tempo de parada for longo (mais de 60 dias) recomenda-se a elevação do veículo de formas que o pneu não tenha contato com o solo, para evitar da deformação.
O principal problema no motor, quando o veículo fica parado por muito tempo, diz respeito ao óleo. Como ele possui vida útil, quando parado acaba perdendo suas propriedades e características de lubrificação, responsável por evitar o atrito entre as peças e diminuir o desgaste.
Quando o carro é utilizado apenas no final de semana, também pode ocorrer desgaste acentuado. Isso porque, depois de uma semana, todo o óleo disperso no motor escorreu para o cárter e ao dar a partida, muitas peças trabalham sem lubrificação.
O que fazer? No caso do motor, não há muito o que fazer a não ser ligar ele pelo menos duas vezes por semana por cerca de 20 minutos. Também fique atento às trocas de óleo. Mesmo que a km não seja atingida da troca de óleo, a troca deve ser realizada pelo prazo (6 meses).
E então, o que achou das informações sobre os problemas que
podem acontecer com carro parado na garagem por muito tempo? Esperamos que sejam
úteis para você. Encaminhe este post para seus amigos e familiares, para que
eles saibam também dessas utilidades públicas!