Notícias

Coronavírus: saiba como desinfetar corretamente o carro

08 de maio de 2020
Coronavírus: saiba como desinfetar corretamente o carro

Os cuidados para reduzir o risco de propagação do novo Coronavírus não se resumem apenas na atenção com a higiene pessoal. Devemos levar em consideração que o carro exige muitos cuidados e deve ser desinfetado com frequência. Sendo assim, a DGSUL preparou algumas dicas essenciais para você higienizar seu veículo da forma correta, pois um automóvel possui inúmeros materiais diferentes, assim como itens eletrônicos, que exigem atenção redobrada para que não ocorra danos, confira:


- Utilize um pano microfibra para desinfetar o veículo, isso evitará arranhões nas superfícies sem soltar fios.


- Para a limpeza do painel multimídia, botões e painel de instrumentos, inclusive o digital, utilize o álcool isopropílico, que é mais puro em relação aos demais, por praticamente não levar água na composição, sendo o mais indicado para limpeza de produtos eletrônicos.


- Higienize com álcool 70% ou com água e sabão neutro as maçanetas das portas, volante, câmbio de marchas, freio de estacionamento e demais partes que têm contato direto com o motorista e o passageiro. Lembre-se de não exagerar na quantidade do produto utilizado.


- Retire o excesso de sujeira do cinto de segurança com um papel tolha, em seguida passe um pano umedecido com sabão neutro e água.


- Limpe bem os bancos, sejam eles de tecido ou de couro, com um pano umedecido com água e sabão apenas, e lembre-se também de limpar as costuras, finalizando com um pano seco. Esse processo pode ser realizado também nos tecidos das portas.


- Mantenha os vidros do carro abertos, gerando circulação de ar no interior do carro, o que impedirá que o vírus se instale.


- Atente-se para a limpeza do ar-condicionado e a troca do filtro, pois o sistema acumula fungos e bactérias.


- Deixe sempre uma embalagem de álcool em gel ao alcance de todos os ocupantes do carro e oriente para que o uso seja cumprido.


Essas ações serão ainda mais necessárias com a flexibilização do isolamento social que algumas cidades estão determinando, pois cada vez mais pessoas estarão em circulação, o que também aumenta o fluxo de veículos nas ruas. Não devemos esquecer que, apesar da retomada gradativa da rotina, o vírus está em circulação e não estamos livre da contaminação, isso nos obriga a tomar cuidados para diminuir o alastramento do novo Coronavírus.


Assine nossa newsletter e confira dicas e novidades com a DGSUL!