As linhas de montagem de carros estão paradas devido as recomendações dos órgãos de saúde para que se mantenha o isolamento social em todo o país. Apesar disso, a Chevrolet do Brasil encontrou uma alternativa para auxiliar os brasileiros no combate à Covid-19: A General Motors, empresa dona da Chevrolet, está liderando uma força-tarefa para consertar respiradores que estão inoperantes no país.
O conserto está sendo realizado por mais de 65 funcionários voluntários que estão atuando nas instalações em Gravataí (RS), Joinville (SC), São Caetano do Sul (SP), São José dos Campos (SP) e Indaiatuba (SP), sendo uma ação realizada em parceria com o Ministério da Economia, Senai, Abeclin (Associação Brasileira de Engenharia Clínica) e outras empresas do ramo automobilístico.
Essa iniciativa tem como objetivo aumentar o número de respiradores disponíveis no sistema de saúde brasileiro, para que possam atender o maior número possível de pacientes graves infectados pelo novo Coronavírus.
Além de fazer o conserto de todos os respiradores que não estão em pleno funcionamento, o objetivo da Chevrolet do Brasil é, também, fazer toda a logística, de recolhimento dos aparelhos nos hospitais, encaminhá-los até a fábrica mais próxima, realizar o reparo com a mão de obra técnica treinada pelo Senai, até a entrega após o conserto dos respiradores.
Os respiradores são equipamentos que auxiliam os pulmões a inspirar e respirar quando o órgão não consegue cumprir essa função sozinho. O equipamento simula a respiração normal de uma pessoa. Cada respirador em pleno funcionamento pode manter a vida de até duas pessoas simultaneamente na UTI.
Uma das principais características do novo Coronavírus é ser agressivo ao sistema respiratório, por isso, esse equipamento é essencial para as pessoas que contraem o vírus, pois em casos mais graves, os pacientes apresentam dificuldade para respirar, sofrendo a chamada síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), que trata-se de uma resposta inflamatória excessiva à infecção, sendo assim, necessário até mesmo a internação em UTI.
Isso mostra que cada respirador em pleno funcionamento pode salvar inúmeras vidas, e essa ação realizada pela GM demonstra que a Chevrolet do Brasil é muito mais que somente uma montadora de veículos automotivos, que busca maneiras para contribuir com a população, para que em breve todos possamos estar juntos e “encontrar novos caminhos”.
Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as dicas e novidades.