O motor é a parte mais fundamental do seu veículo. Afinal, é com ele que a mágica acontece e o carro pode rodar pelas ruas e estradas. Por esse motivo, cuidar bem dele, realizando a troca de óleo, como você pode conferir lendo esse texto, e as revisões, que você confere com mais detalhes clicando aqui, é fundamental para maior dirigibilidade e qualidade do carro, aumentando a vida útil do veículo. Além de tudo isso, as velas do motor têm uma importância enorme em qualquer carro, seja ele novo, usado ou seminovo. E é sobre elas que falaremos agora. Confira!
O que são velas do motor?
As velas do motor são fundamentais para a parte de ignição do carro. Na hora de dar a partida, elas fazem com que haja o processo de combustão, soltando a faísca que, consequentemente, inicia a queima do combustível, permitindo uma reação em cadeia das peças do carro, fazendo com que o veículo entre em movimento e rode normalmente. A falta de atenção com essa autopeça fundamental é um perigo que pode comprometer o funcionamento normal do carro, causando um mau funcionamento do motor, que obriga o seu carro a gastar mais combustível e poluir ainda mais.
Defeitos mais comuns
Quando são deixadas de lado por descuido do motorista, as velas de ignição do motor costumam prejudicar o rendimento de qualquer carro. Com isso, uma série de problemas pode acontecer. Pensando nisso, separamos uma série de alguns dos problemas mais comuns que essa peça costuma apresentar e que podem dar muita dor de cabeça para qualquer um.
- Eletrodos central e lateral fundidos;
- Superaquecimento das velas do motor;
- Quebra da base do isolador;
- Carbonização oleosa;
- Resíduo de chumbo;
- Carbonização seca;
- Desgaste do tempo;
- Corrosão dos eletrodos.
Qual é a hora certa de revisar o funcionamento dessa peça?
A revisão com manutenção preventiva do veículo deve ser feita conforme especificado no manual do carro. Geralmente, esse tempo é a cada 10.000km rodados ou 1 ano corrido de uso do carro, mas cada veículo tem suas especificações, e as condições dessa rodagem (levando em conta se o carro anda seguidamente por estradas em má conservação, por exemplo), podem alterar esse intervalo entre as revisões.
Com as velas do motor não é diferente! Elas devem estar presentes em uma revisão geral do automóvel. Mas indo além da análise anual do mecânico, as velas de ignição acabam dando alguns sinais de que devem ser trocadas. A dificuldade para dar a partida no carro é o mais notável dos sintomas dados que demandam uma alteração nas peças, já que estão ligadas completamente à ignição do carro. Além disso, o excesso no consumo do combustível e falhas seguidas no motor do carro também podem ser sinais de que as velas precisam de mais atenção.
Viu só? Se você quer ter um carro novo na garagem, as velas de ignição demandarão muito mais atenção, já que geralmente são esquecidas pelos donos. E para ter um carro novo na garagem, nada melhor do que apostar em um seminovo, sabia? Os seminovos possuem um ótimo custo-benefício e na DGSUL podem ser adquiridos em condições muito especiais! Clique aqui e confira os seminovos que você encontra na DGSUL.