Notícias

Espelhos retrovisores: passo a passo para um ajuste correto

09 de novembro de 2021
Espelhos retrovisores: passo a passo para um ajuste correto

Você já colocou o cinto, ajustou o volante e o banco, mas ainda falta algo: a regulagem dos retrovisores! Antes de começar a dirigir, não se pode esquecer desse aspecto tão importante. Os espelhos, quando usados corretamente, aumentam muito o campo de visão do motorista e são grandes aliados da segurança no trânsito. 


Muitas pessoas têm dúvidas de como ajustá-los da melhor maneira possível. O posicionamento correto dos retrovisores, diminuindo ao máximo o ponto cego, pode fazer a diferença em situações de risco, portanto, não dá para arriscar. 


Confira a seguir o passo a passo para o ajuste perfeito dos espelhos! 


Passo 1: posicione-se da maneira certa. 

Sente-se confortavelmente, mas de uma forma que você consiga alcançar os pedais, o freio de mão, e é claro, o volante, com facilidade. 


Passo 2: ajuste o assento e o apoio de cabeça. 

Arrume o banco de maneira que você fique sentado reto, em um ângulo de 90°, nem muito deitado, nem muito próximo ao volante. Não se esqueça do apoio de cabeça: a parte mais larga dele deve estar posicionada na altura dos seus olhos.


Passo 3: arrume o volante. 

Ajuste a altura do volante. Você precisa conseguir enxergar todos os itens no painel, e apoiar seus punhos na parte superior do arco. 


Passo 4: finalmente, os espelhos! 

Comece pelos retrovisores laterais. O ideal é que o mínimo possível do veículo esteja visível, mostrando apenas a ponta da maçaneta, e com a linha do horizonte na metade do espelho. 


A área refletida no espelho do lado direito é um pouco diferente, pois ele geralmente é feito com uma lente convexa, que aumenta o campo de visão, mas o ajuste deve proceder da mesma maneira. Eles devem refletir ao máximo os arredores do veículo. 


Passo 5: posicione o retrovisor interno.

Ele deve estar ajustado de um jeito que reflita praticamente todo o vidro traseiro. Não deve ser usado para cuidar das crianças no banco de trás, por exemplo. 


Com um posicionamento correto, a presença de passageiros na parte traseira não influenciará na visibilidade. Regule o espelho de maneira a não mostrar nada do teto e o mínimo dos bancos, focando em enxergar o ambiente ao redor. 


Para aumentar o campo de visão, se não houver pessoas no banco traseiro, é recomendado baixar os encostos.


Os acessórios que seu carro precisa estão na DGSUL

A DG oferece uma linha completa de itens adicionais, com variedade e qualidade ímpares, além de condições de pagamento imperdíveis. Confira clicando aqui.