Notícias

Mitos e verdades sobre carros

26 de junho de 2020
Mitos e verdades sobre carros

Não faltam “especialistas” quando o assunto é carro. Provavelmente, você conhece um vizinho, um tio ou um primo que “sabe” tudo do universo das 4 rodas. Mas você já ficou com dúvida sobre algo que tenha ouvido, e que tenha deixado você curioso sobre a informação? Neste momento, surgem muitas “crenças” quanto os cuidados e modo de utilização dos automóveis, mas e como saber o que é mito e o que é verdade? A DGSUL separou algumas das principais dúvidas entre os condutores e vai esclarecer qual é mito e qual é verdade. Confira:


1 - O motor deve ser aquecido em dias frios.

Mito. Essa era uma prática muito comum nos carros com carburadores, e principalmente com os movidos a álcool, que não respondiam adequadamente até atingir determinada temperatura. Porém, graças aos sistemas de injeção eletrônica, isso não é mais necessário, pois o sistema é calibrado automaticamente para fornecer a mistura perfeita inflamável em qualquer temperatura.


2 - Dirigir com os vidros abertos consome mais combustível.

Verdade. Dirigir a mais de 80 km/h, com os vidros abertos, gera maior resistência e exige mais energia e, consequentemente, mais combustível. Quanto mais janelas estiverem abertas, maior será o atrito e o consumo de combustível.


3 - Descer ladeira em ponto-morto economiza combustível.

Mito. Assim como o mito de ter que aquecer o carro para andar em dias frios, essa ação costumava ser feita em carros carburados, mas atualmente, devido às tecnologias dos veículos atuais, isso não gera economia de combustível. Se você descer uma ladeira com o carro em ponto-morto, o sistema de injeção continuará injetando combustível para manter o motor ligado.

Por isso, recomenda-se descer ladeiras engrenado, isso contribuirá evitando o desgaste prematuro dos discos ou tambores de freios.


4 – Dirigir com o pé na embreagem reduz a vida útil das peças.

Verdade. Esse hábito pode estar acelerando a sua visita à mecânica, pois manter o pé na embreagem sem que esteja trocando de marcha aumenta o desgaste de peças relacionadas a este sistema, principalmente o disco de embreagem.


5 – É recomendado atravessar lombadas com o carro na diagonal.

Mito. O correto é passar por lombadas com as duas rodas na perpendicular, pois a suspensão do carro atua protegendo as peças. E posicionar o carro na diagonal pode provocar torção no monobloco e sobrecarga nos amortecedores.


6 - É ideal segurar o carro no freio de mão ao parar em subidas.

Verdade. Usar o freio de mão, além de ser mais seguro, é mais eficiente e não danifica o carro. Já, quando se utiliza o pedal do freio por muito tempo, pode forçar muito o disco de embreagem, e pode empenar a peça, assim como pode danificar de forma prematura o sistema de embreagem, ou, ainda, fazer com que endureça com o tempo.


Então, quantas dessas dúvidas você tinha? Se você possui algum outro questionamento ou quer ficar distante destes e de outros mitos que circulam por aí, não hesite em procurar quem entende do assunto: a oficina da DGSUL Chevrolet. Contamos com uma equipe especializada para atendê-lo, pronta para esclarecer todas as suas dúvidas. Agende seu horário agora mesmo.