Notícias

Pastilhas de freio: como cuidar deste item de segurança

06 de julho de 2021
Pastilhas de freio: como cuidar deste item de segurança

A manutenção preventiva é uma das grandes responsáveis por manter você e seu veículo seguros. É por meio dela que é possível se antecipar diante de danos e realizar os devidos reparos e/ou substituições necessárias. Um destes itens que deve ter atenção redobrada na manutenção preventiva são as pastilhas de freio.

As condições de uso e o estado das pastilhas de freio são determinantes para conferir segurança e proteção a todos que estão a bordo do seu carro. Afinal, é o item responsável por realizar a frenagem e a parada do veículo.

Mas o que é, de fato, uma pastilha?

São produtos feitos de resinas, fibras sintéticas e partículas metálicas na área de atrito com o disco de freio. Além disso, sua base possui aço de elevada resistência mecânica e conta com sulcos que ajudam a identificar o desgaste da mesma.

Esses são os materiais mais comuns, mas elas podem apresentar outras composições e serem classificadas em: pastilha orgânica, metálica, semimetálica ou cerâmica. 

Cada vez que os freios são acionados, as pastilhas, rapidamente, entram em ação e, de forma prática, são pressionadas contra o disco da roda, fazendo com que as rodas parem ou reduzam a velocidade. Este atrito faz com que as pastilhas trabalhem constantemente sob incidência de calor e isso gera o seu desgaste.

Quando as pastilhas devem ser substituídas?

Os sinais que indicam que as pastilhas de freio devem ser substituídas são relativamente fáceis de serem notados, em muitos casos, você, motorista, pode identificar e, em caso de dúvidas, não hesite em procurar uma oficina mecânica de sua confiança para verificar e, se necessário, substituí-las.

Mas a seguir, você pode conferir alguns sinais que podem ser conferidos durante o dia a dia do carro, são eles:

Ruídos agudos

Você, melhor do que ninguém, conhece o seu carro e sabe quando ele apresenta ruídos diferentes, não é mesmo? Por isso, atente-se a isso e, se perceber durante a frenagem barulhos bem agudos, como se fossem de metais quando são pressionados um contra o outro — pode ser que exista desgaste no sistema de freio e seja o barulho do atrito entre o disco e o metal presente no suporte das pastilhas.

Perda de eficiência na frenagem

Durante o dia a dia, acenda um sinal de alerta se perceber que seu veículo demora para parar ou reduzir a velocidade quando você aciona o freio. Isso pode indicar que seja a hora de substituir as pastilhas de freio. 

Neste caso, leve ao mecânico para que ele possa verificar se, de fato, é este o problema, pois a perda da eficiência na frenagem pode ser também: fluido com nível baixo ou muito velho, vazamentos ou entupimentos de tubulações.

Excesso de pó nas rodas

Este é um dos sinais mais fortes que indicam que as pastilhas devem ser tocadas, pois quando elas chegam em um nível de desgaste, vai soltando esse pó, uma fuligem, e pode estar indicando que todo o material responsável por gerar o atrito já foi consumido.

Quais cuidados podem ser adotados para ampliar a vida útil das pastilhas?

  • Não force os freios em ladeiras;

  • Evite frear bruscamente;

  • Atente-se ao sobrepeso do carro;

  • Troque o fluido de freio sempre que necessário;

  • Utilize o freio motor quando possível;

  • Realize manutenções preventivas regularmente.

Traga seu veículo para a DGSUL Chevrolet

Na DGSUL Chevrolet, você conta com profissionais qualificados e aptos para identificar quaisquer irregularidades com as pastilhas de freio do seu carro ou, se necessário, substituí-las por peças genuínas e de qualidade, com a garantia que você já conhece. Agende um horário na oficina agora mesmo.

Ou ainda, venha conferir a ampla gama de carros novos e seminovos que a DGSUL possui, com ofertas que você só encontra aqui. Clique aqui e confira uma prévia dessas ofertas.