Passou um tempo desde que você fez sua carteira de motorista e agora é hora de decidir qual será o seu primeiro carro. Essa escolha é parte de um momento inesquecível já que, como sabemos, o primeiro carro é marcante e fica sempre na memória de qualquer um. E por isso mesmo, não se deve comprar o primeiro veículo que chama a atenção numa loja: compra de carro é momento de pensar bem e fazer muita pesquisa até decidir aquele que traz vantagens. Pensando nisso, a gente preparou esse texto para você, separando dicas para você pesquisar e fazer uma boa compra. Confira!
Qual o carro ideal para você?
Muitos passam toda a infância e adolescência sonhando com aquele esportivo ousado, ou então com aquele sedan de luxo. E por esse motivo, buscam por carros desse estilo que estejam em uma boa faixa de preço. Tomando essa decisão, são feitas compras dos chamados “restos de rico”. Eles são carros que, quando lançados, eram de luxo, mas com o passar do tempo foram envelhecendo, sendo mal cuidados e, consequentemente, desvalorizando. Apesar de ser muito tentador comprar aquele carro importado dos anos 2005 por um baixo preço, nossa dica é: fuja!
Esse tipo de veículo pode até ter um bom desempenho mas, geralmente, gasta muito mais gasolina e demanda por uma manutenção frequente, e acredite em nós: essa manutenção é bem cara. Por esse motivo é hora de apostar na compra de um carro mais econômico, seja ele novo ou seminovo, o importante é gastar pouca gasolina, ser eficiente para o dia a dia e representar um bom custo-benefício. Cumprindo essas necessidades, a boa compra é uma certeza.
Além disso, é hora de escolher um carro da categoria que melhor atende à sua necessidade. Para entender melhor se é hora de comprar um sedan, um hatch ou SUV, leia esse texto sobre o assunto clicando aqui!
Ponha na ponta do lápis quanto custa manter um carro
Há também aqueles casos onde o comprador se ilude com um anúncio bem feito. Um preço muito abaixo da tabela FIPE e uma lataria bem cuidada podem esconder muitas coisas. Pneus gastos, motor com problemas, carro anteriormente acidentado, documentação atrasada... São muitas as coisas que podem fazer com que aquele carro que parece perfeito no anúncio signifique uma péssima compra e muito gasto para manter.
Por esses motivos, vale mais a pena deixar de lado aquele carro muito barato e apostar em uma compra de mais segurança, adquirindo um carro novo ou um seminovo em ótimo estado. Compras desse modo podem representar um gasto maior de início, mas muito menos dores de cabeça com manutenção e combustível. Antes de tudo, os novos e seminovos são carros de ótimo custo-benefício e por isso, você deve apostar em um deles.
Mas afinal, o que é melhor: novo ou seminovo?
Agora que você já sabe quais compras não devem ser feitas, chegou a hora de finalmente decidir o que é melhor para você. E respondendo à pergunta do tópico, a escolha entre um novo ou seminovo dependerá das suas necessidades no momento, do quanto de dinheiro que quer gastar e claro, do seu gosto pessoal. E se você quer entender mais da diferença entre esses dois modelos, pode ler este texto que preparamos sobre o assunto: basta clicar aqui!
E independentemente da escolha feita entre novo e seminovo, saiba que a DGSUL certamente tem o que você precisa. Com mais de 20 anos de história, a concessionária tem vários modelos de carros novos e seminovos que você pode conhecer na nossa concessionária!