Notícias

Saiba como manter o bom desempenho do seu carro!

22 de outubro de 2019
Saiba como manter o bom desempenho do seu carro!

A manutenção do carro é importantíssima para que o veículo tenha mais tempo de vida útil e rodagem de qualidade. Como vimos nesse texto, fazer a troca de óleo a cada determinado tempo, algo que varia de carro para carro, é fundamental. Mas esse não é o único cuidado: alguns hábitos na hora de dirigir, levar o carro ao mecânico quando sinais diferentes aparecem e fazer a revisão no tempo previsto são dicas importantes.

Pra quem deseja preservar a dirigibilidade do carro e mantê-lo rodando por mais tempo do que o previsto, esses cuidados são fundamentais, já que interferem diretamente no desempenho do motor. A seguir, preparamos um pouco mais sobre cada um dos cuidados considerados como essenciais. Confira!


Hábitos na hora de dirigir
Dirigir de maneira correta é essencial para preservar o bom funcionamento do motor e a performance do carro. Para dirigir melhor, algumas dicas são fundamentais. Confira!


Na hora de acelerar, controle o pé
Acelerar de forma suave e conscientemente, além de garantir sua segurança, ajuda a preservar o desempenho do motor. Isso porque com mais aceleração, surge a necessidade do motor trabalhar mais contra o vento. A longo prazo, isso pode significar uma baixa de 33% no desempenho do motor.


Solte o pé da embreagem
Algumas pessoas não tiram o pé da embreagem na hora de dirigir, e se você tem esse hábito, é melhor parar. O hábito desgasta o sistema e acarreta na perda em transmissão de potência entre o motor e as rodas, prejudicando o desempenho e aumentando o consumo de combustível.


Evite o “para anda”
Nas grandes cidades, o trânsito caótico causa um fenômeno bem chato e muito conhecido pelos motoristas: o “para anda”. Isso causa prejuízos à lubrificação do motor e aumenta a necessidade de trocar o óleo, acarretando em baixo desempenho e altos gastos. Nem sempre será possível evitar o “para anda”, mas quando houver solução, evite a prática e mantenha o bom desempenho.


A importância da manutenção
Muitas vezes ouvimos por aí que a manutenção preventiva do automóvel é fundamental para manter o carro sempre com bom desempenho e ajuda muito na segurança. Mas você sabe o porquê?

Todo carro novo que é fabricado passa por uma série de testes rígidos em laboratório para aumentar sua capacidade, segurança, conforto, etc. Assim, depois de sair da concessionária, o carro está pronto para enfrentar o dia a dia e garantir a satisfação do dono. Entretanto, os fatores climáticos, condições de estradas, possíveis impactos e o natural desgaste dos materiais utilizados na fabricação acabam trazendo a necessidade de cuidados, como a manutenção preventiva.


Mas afinal, o que é manutenção preventiva? 
A manutenção preventiva, também chamada de revisão, é uma espécie de “bateria de exames”, onde o carro passa por vários processos, nos quais são identificados possíveis problemas. Itens como pintura, filtro de ar, autopeças, motor e escapamento são observados.

Após a identificação dos problemas, se inicia a reparação do que é necessário, melhorando o desempenho do carro e tornando mais segura e confortável a tarefa de dirigir no dia a dia. E lembre-se: quanto mais antigo o carro, mais desgaste nas peças e, consequentemente, mais importante é a revisão.


De quanto em quanto tempo deve-se fazer a manutenção?
Como se sabe, cada carro tem as suas próprias particularidades, por isso, consultar o manual dele é essencial. O manual do carro vem em qualquer que seja o modelo 0km, entretanto, quando o assunto é seminovo ou usado, o comprador deve ter a iniciativa e exigir.

Mas apesar de variar bastante de fabricante para fabricante e entre diferentes veículos, a revisão geralmente é feita a cada 10.000km rodados ou 1 ano de uso do carro. Contudo, o período e a quilometragem podem variar bastante conforme as condições do seu carro. Se você anda seguidamente por estradas de chão ou muito mal conservadas, por exemplo, a revisão deve ser entre um período menor. Mas se você é daqueles que apenas roda com seu carro pela cidade, o tempo de intervalo entre as revisões pode ser maior. Além disso, fica o lembrete: nunca se esqueça de consultar o manual do veículo ou então passar em uma mecânica confiável e que conheça o modelo.

E além dessas precauções, o motorista deve sempre ter em mente alguns sinais que signifiquem necessidade por uma manutenção corretiva. Trepidações contínuas, por exemplo, são um alerta para balancear os pneus. Aquele famoso barulho diferente também pode ser um indicativo, portanto, sempre fique atento ao seu carro e aos sinais que ele dá.

Aprender maneiras de minimizar os danos e manter o carro sempre rodando da melhor maneira é fundamental. Entretanto, mesmo assim surgem algumas dúvidas, e entre elas estão os sinais que o carro pode dar antes de haver a necessidade de uma revisão.