Notícias

Troca de óleo: tudo que você precisa saber

16 de junho de 2021
Troca de óleo: tudo que você precisa saber

O óleo é um dos componentes primordiais para o bom funcionamento de um carro, pode ser comparado ao sangue, para o corpo humano. Sendo assim, é essencial que você saiba e esteja atento a todas as informações e necessidades referentes ao óleo e a troca desse componente. 

Quer ficar por dentro de tudo que envolve o óleo e a troca dele? Dessa forma, poderá ter resultados como a ampliação da vida útil do seu veículo e também das peças que o compõem. Acompanhe a seguir e fique bem informado!

O prazo para a troca de óleo deve ser respeitado

Esse é um dos principais mandamentos para que seu carro esteja sempre em perfeitas condições de uso e não apresente problemas inesperados. Por isso, seja o óleo do motor, das correias, do câmbio, aditivos de freio ou de qualquer outro fluido que faça parte do seu carro, respeite os prazos de troca.

Caso tenha dúvidas quanto a esse prazo, consulte uma oficina mecânica de sua confiança e preferência ou verifique o manual do proprietário do carro. Nele, estão todas as informações quanto aos prazos e as especificidades sobre os óleos recomendados. 

Geralmente, o prazo para troca do óleo do motor é a cada 10 mil km rodados ou 1 ano de uso, sempre o que acontecer primeiro, mas se você utiliza de forma severa o veículo, considere antecipar essa troca. 

Especificidade do óleo

Os óleos para motor podem ser:  mineral, semissintético e sintético. De forma ampla, os minerais passam por processos de refinos a partir do petróleo bruto, os sintéticos contam com níveis de viscosidade mais estável do que o mineral, e por isso, são menos vulneráveis a variações de temperaturas dentro do motor, enquanto os semissitéticos possuem uma mistura entre as duas opções anteriores.

Cada carro possui uma indicação de uso, que pode ser consultada no manual do proprietário. Por isso, nunca use o óleo diferente do que é indicado pela fabricante, isso pode gerar resultados inesperados para seu carro.

O nível de óleo baixou

É normal que o nível diminua conforme o uso, mas nada que represente uma redução drástica. Você pode conferir periodicamente o nível. A seguir você confere um passo a passo de como aferir o nível do óleo. Com esse controle, será possível verificar se há uma redução dentro da normalidade ou não.

Para se ter uma ideia do consumo normal de óleo, tenha como base a seguinte proporção: consumo de meio litro de óleo a cada 1.000 km rodados.

Passo a passo para aferir o nível de óleo do motor

O carro precisa estar frio, por isso, caso tenha andado com ele, aguarde cerca de 15 minutos até que o motor esfrie. Verificar o óleo com o motor quente é um grande erro, que é cometido, inclusive, por frentistas em postos de combustíveis, já que o óleo está entre as engrenagens do carro e geralmente até que ele não chegue ao cárter, irá acusar o baixo nível de óleo.

Após esfriar, puxe a vareta do óleo e confira se a marca de óleo está entre os níveis indicados (na própria vareta). 

Outro aspecto importante a ser observado é a cor do óleo: se estiver em um tom de “mel”, está tudo certo, mas atente-se e vá até uma oficina mecânica caso ele esteja com jeito de graxa ou com gominhos.

Confira dicas para não cometer erros quando o assunto é óleo automotivo: 

  • Use sempre a mesma especificação e a mesma marca de óleo;

  • Não limpe a vareta com estopa, ela pode contaminar o óleo bom;

  • Evite completar o nível de óleo, isso faz com que o óleo antigo se misture com um novo, gerando uma mistura que pode prejudicar o motor;

  • Cuide para que não seja colocado óleo em excesso, apenas até o nível recomendado;

  • Sempre que fizer a troca de óleo, troque também o filtro de óleo e o anel de vedação;

  • Evite andar com o carro quando o nível estiver abaixo ou acima do recomendado.

Leve seu carro em uma oficina mecânica de sua confiança

A DGSUL é uma concessionária autorizada da fabricante Chevrolet e conta com serviços de vendas e pós-vendas. Além disso, possui uma equipe especializada para realizar todos os reparos necessários ao seu veículo e realizar inclusive a troca de óleo e fluidos do seu carro. 

Clique aqui, agende seu serviço ou clique aqui e aproveite para conferir as ofertas imperdíveis de veículos novos e seminovos.